Name

M.Cazelatto

About

Nascido em Santos, o artista visual Milton Cazelatto morou grande parte de sua vida em São Bernardo do Campo, São Paulo, reside em Florianópolis desde 2000.
Foi em São Bernardo do Campo o início dos seus estudos em desenho e pintura, no ano de 1995 profissionalmente, no Espaço Henfil de Cultura e na Câmara de Cultura de São Bernardo do Campo. Como resultado, expôs suas pesquisas nestes espaços de 1995 a 2000 juntamente com outros artistas.
Experimentando diferentes suportes para a sua arte, encontrou-se com a xilogravura em 2011 e vem a ser hoje sua forma de trabalho. É artista residente da oficina de gravura no Centro Integrado de Cultura – CIC, Florianópolis.
Com a xilogravura, veio à pesquisa mais aprofundada, sobre a plasticidade das texturas, buscando na observação da natureza, seus ciclos e transformações, suas cicatrizes e formas, resultando numa série de insetos, produzida em 2012, Uma busca que modificou sua maneira de entendimento de vida e consequentemente de arte, ressurgindo fragmentos e "
ecos" desses estudos até os dias atuais no seu trabalho.
O artista grava na madeira com o intuito de mostrar a forma que enxerga na relação do individuo com seu semelhante e diferente.
Sente-se influenciado pelo que lê nos livros e periodicos, por todos que conhece e que passam por sua vida no cotidiano nervoso das ruas da cidade, pelos trabalhadores apressados pelas calçadas ou espremidos nos transportes coletivos, pela vida incompreendida, mas vivida assim mesmo, por suas “simbologias” que esse “movimento artístico”(a vida criada pelo humano), passa através de seu conteúdo “decorativo”. Consegue com isso material para compor suas obras.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

• Artista residente na Oficina de Gravura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) desde o primeiro semestre de 2011;
• Participou da oficina de Grafite ministrada Celso Mendonça Guitahy, no Centro Cultural Ferrazopolis da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo em 1995 (39hs);
• Participou da oficina de Desenho Perspectiva ministrada Sergio Claudio de Franceschi de Lima, no Espaço Henfil de Cultura da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo em 1997 (42hs);
• Participou da oficina Cultural de Desenho, ministrada por Antônio Valentin de Oliveira Lino, no Espaço Henfil de Cultura da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo em 1997 (42hs);
• Participou da oficina de Poesia, ministrada por Inês V. Barbosa, na Câmara de Cultura da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo em 1998 (24hs);
• Participou do Projeto Experiência em Integrações Artísticas promovidas pela Diretoria de Difusão Artística da Fundação Catarinense de Cultura, de 05 a 09 de agosto de 2013 (50h);
• Participou do Projeto Experiência em Integrações Artísticas promovidas pela Diretoria de Difusão Artística da Fundação Catarinense de Cultura de 2014 (50h);
• Participou do projeto Territórios da Arte, promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), no período de 2017, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (20 h).

Education

Superior

Universidade Estácio De Sá, São José, SC, Brasil

Graduação em Marketing

Awards

Finalista Premio Af de Arte Contemporânea

Participei, como finalista, num total de 29 artistas em exposição

Menção Horosa Museu Casa da Gravura

Premiado com Menção honrosa entra mais de 200 artistas

Exhibitions

Sem Nome at ROCK IN ROOTS, Lagoa da Conseição

at ESPAÇO CULTURAL FAMÍLIA MORAES, Florianópolis, Brazil

Exposição feita com obras produzidas em 2013

TRAJETÓRIA DE CORES E CAVA at Garupa, Florianópolis, Brazil

A partir do estudo e desenvolvimento na técnica da Xilogravura, mais especificamente da Matriz-perdida, técnicas que vinha trabalhando à alguns anos.

TRAJETÓRIA, CORES E CAVA at Tralharia, Florianópolis, Brazil

A partir do estudo e desenvolvimento na técnica da Xilogravura, mais especificamente da Matriz-perdida, técnicas que vinha trabalhando à alguns anos.